Em coletiva realizada nesta quarta-feira (17), o prefeito e vereadores esclareceram os próximos passos do processo de extinção da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNIUV) e a incorporação de seu patrimônio e cursos pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

O projeto de lei original, de nº 61/2025, foi retirado após apontamentos jurídicos e substituído por uma nova redação, de nº 62/2025, que já contempla ajustes técnicos e justificativas revisadas. Segundo os representantes, as inconsistências foram sanadas em diálogo com o legislativo municipal.

Os vereadores destacaram que a proposta agora está alinhada às discussões já realizadas na Assembleia Legislativa do Paraná, onde recebeu aprovação unânime. A expectativa é que a votação na Câmara de União da Vitória ocorra ainda nesta semana, possivelmente na sexta-feira, dando continuidade ao processo de incorporação pela UNESPAR.

O vereador Anderson Cardoso afirmou não ver necessidade de audiência pública, já que o tema vem sendo debatido há mais de dois anos. A comunidade acadêmica aguarda a decisão final, que definirá o futuro da instituição e sua integração ao sistema estadual de ensino superior.